Artigos

Críticas

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Museu de George Lucas segue a todo vapor!


George Lucas, o visionário cineasta criador da saga Star Wars e da franquia Indiana Jones, mostra que seus interesses vão além do cinema. Em janeiro deste ano, Lucas anunciou de forma oficial que irá construir um museu em Los Angeles, Califórnia, EUA! Este museu - que segue a todo vapor - se chamará Lucas Museum of Narrative Art (Museu Lucas de Arte Narrativa, em inglês). Mas o que é "arte narrativa"? Segundo o presidente do futuro museu, Don Bacigalupi, "Arte Narrativa é a arte que conta uma história. Manifesta-se em todo tipo de meio, em toda cultura, de toda forma que você possa imaginar".

Este é considerado o primeiro museu de seu tipo no mundo, na qual destacam-se tanto a arte mais refinada quanto a popular, da ilustração às HQs e que inclui uma visão do processo criativo cinematográfico até o potencial do meio digital. Entre os artistas que terão as obras expostas (sendo que muitas delas vieram do acervo pessoal de Lucas, um ávido colecionador de arte) estão Edgar Degas, Winslow Homer, Pierre-Auguste Renoir, Norman Rockwell, entre outros. E também, como não poderia deixar de ser, estarão expostas ilustrações artísticas dos trabalhos da Lucasfilm, arte cinemática e digital.

O museu, cujo projeto é do arquiteto chinês Ma Yansong, ainda oferecerá várias workshops, palestras e aulas relacionadas ao cinema e outras manifestações artísticas com auditórios e salas de exibição de filmes. "O principal ponto deste museu é estimular a imaginação... abrir olhos para as possibilidades das artes criativas", diz George Lucas.

Lucas sabe como poucos surpreender e deixar as pessoas em grande expectativa. Além de sua saga Star Wars - cujo episódio VIII, Os Últimos Jedis,  estréia em 14 de dezembro próximo - vamos ficar esperando, com o coração na mão, por este maravilhoso museu.

Veja abaixo ilustrações artísticas do museu:








Veja aqui o trailer oficial de Star Wars - Os Últimos Jedis (legendado - HD):


sábado, 4 de novembro de 2017

Homenagem | Laika, a valente cadelinha cosmonauta


Neste último dia 3 de novembro, foi celebrado em todo o mundo os 60 anos da viagem do primeiro ser vivo do planeta Terra no espaço. E se por acaso pensou em um cosmonauta como o soviético Yuri Gagarin, você está meio certo. Essa pioneira tinha em comum com Gagarin a nacionalidade: também era da então União Soviética (URSS). Trata-se da cadela Laika, que fez o primeiro voo orbital tripulado a bordo do satélite Sputnik 2.

Em 1957, a URSS tinha lançado com sucesso o primeiro satélite artificial da história a orbitar nosso planeta, o Sputnik 1. Entusiasmado com esse sucesso, o líder soviético Nikita Khrushchev ordenou que se lançasse um novo satélite - o Sputnik 2 - mas, dessa vez levando um ser vivo a bordo. Esse voo deveria coincidir com o aniversário da Revolução Russa para comemorar de modo espetacular essa data. A Corrida Espacial entre URSS e EUA tinha acabado de começar.

Os cientistas do programa espacial soviético já há algum vinham fazendo testes com animais em voos sub-orbitais no qual eram utilizados, em sua maior parte, cachorros que andavam soltos e abandonados pelas ruas e que foram levados para o programa. Laika era um desses cachorros e tinha cerca de três anos de idade quando foi levada.

O lançamento deu-se no dia 3 de novembro. Os cientistas monitoravam os sinais vitais de Laika por telemetria. Ao alcançar a órbita, a ponta do foguete desprendeu-se com sucesso, mas outra seção da nave não e isso fez com que a temperatura interna do Sputnik 2 aumentasse muito. Esse aumento de temperatura somado ao estresse que Laika vinha sofrendo desde a o início da missão terminaram por serem fatais. Laika morreu entre cinco e sete horas após a decolagem.

A tragédia da cadelinha cosmonauta soviética comoveu o mundo inteiro, gerou protestos de associações de proteção aos animais, o que fez as agências espaciais soviética e estadunidense não enviassem mais animais ao espaço sem garantir que estes voltassem em segurança. Laika foi homenageada em toda a União Soviética e em outros países. Na atual Rússia, há vários monumentos em sua memória.

Panorama do Cinema não poderia deixar passar este momento em branco e faz uma singela homenagem a essa corajosa cachorrinha que, com seu sacrifício, auxiliou, e muito, as viagens e estudos pelo espaço. Abaixo vocês verão o vídeo de uma comovente animação japonesa de 2010 baseada na história de Laika.

Veja o vídeo da animação Laika (legendas em inglês - HD):


Publicado no LinkedIn em 04/11/2017.