Artigos

Críticas

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Kirk Douglas emociona o mundo na premiação do Globo de Ouro 2018


O ator estadunidense Kirk Douglas é uma verdadeira lenda viva do cinema. Não só por ter completado, no último dia 9 de dezembro, 101 anos de idade (!), mas também por ter feito alguns dos maiores sucessos do cinema tais como 20.000 Léguas Submarinas (1954), A Vida Apaixonada de Van Gogh (1956, que lhe valeu o Globo de Ouro de Melhor Ator) e o clássico Spartacus (1960). Também trabalhou com grandes nomes da Sétima Arte como o diretor Stanley Kubrick (De Olhos Bem Fechados), atores como seu amigo Burt Lancaster (Atlantic City), com quem realizou sete filmes; e atrizes como Laureen Bacall (O Fã - Obsessão Cega), que o ajudou no início de sua carreira. 

Além disso, trouxe ao mundo um dos mais talentosos atores de sua geração, o filho Michael Douglas (franquia Wall Street), que não deixou de homenagear o pai em seu aniversário postando uma foto de ambos em sua página no Facebook.


Michael Douglas (esq.) e Kirk Douglas

Kirk foi a grande surpresa da cerimônia do Globo de Ouro 2018, ao aparecer, juntamente com sua nora, a atriz britânica Catherine Zeta-Jones (Chicago), para entregar o prêmio de Melhor Roteiro (vencido por Três Anúncios Para Um Crime). A platéia não se conteve e aplaudiu o veterano e grande astro em pé.

Kirk Douglas não só é um grande ator, mas também é um grande sobrevivente ao passar por tragédias como a morte de seu outro filho, o também ator e comediante Eric Douglas (O Rapto do Menino Dourado), por intoxicação de uma mistura de álcool, analgésicos e medicamentos com apenas 46 anos; o terrível acidente de helicóptero que queimou todo o seu corpo, além do derrame que sofreu em 1996 e que afetou sua capacidade de falar - mais tarde recuperada graças ao tratamento com uma fonoaudióloga. Tudo superado com muita garra e determinação.

Como não admirar esse homem e artista? Apesar das sequelas físicas, ele parece ser feito de ferro, sem nunca se dobrar perante os infortúnios da vida. E suas atuações ficarão para sempre na memória coletiva de todo o mundo, o que lhe garante a imortalidade, mesmo quando vier a morte física - que, esperemos, ainda demore.

Um viva ao grande e imortal Kirk Douglas!


Veja aqui momentos selecionados do Globo de Ouro 2018, que inclui a participação de Kirk Douglas (original em inglês):



Veja aqui o trailer restaurado de Spartacus (original em inglês - HD):


Publicado no LinkedIn em 09/01/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário