Após o cancelamento em 2020 devido à pandemia do Covid-19, o Festival de Cannes de 2021 foi uma edição marcada pelo equilíbrio, sem nenhum filme que despontasse como favorito. E o grande vencedor da Palma de Ouro, o prêmio máximo do maior festival de cinema do mundo foi para o filme francês Titane, da diretora Julia Ducournau (de Raw). É a segunda vez que um filme dirigido por uma mulher ganha o prêmio. A primeira vez foi em 1993, com o filme O Piano, da diretora neozelandesa Jane Campion.
A nota cômica do festival foi a gafe do cineasta estadunidense Spike Lee (Infiltrado na Klan), presidente do júri deste ano, que anunciou o prêmio antes da hora.
Titane é o segundo longa para o cinema de Julia Ducorneau (seus trabalhos anteriores foram um curta-metragem e dois filmes para a TV). Titane conta a história de um pai, Vincent Legrand (Vincent Lindon, de Diário de Uma Camareira. Leia a crítica aqui), que está em busca de seu filho desaparecido há 10 anos e acaba por encontrar a jovem Alexia (a estreante Agathe Rousselle), que finge ser o filho de Vincent para esconder-se da polícia devido a um crime cometido.
Alexia tem uma chapa de titânio na cabeça colocada para reconstruir seu crânio após um grave acidente de automóvel ocorrido na sua infância. A partir daí tem uma estranha atração erótica por automóveis. A cena em que Alexia faz amor com um carro fez de Agathe Rousselle a atriz-sensação do festival.
Não foram poucas as comparações de Titane com um filme de premissa semelhante: Crash, Estranhos Prazeres (1996), do diretor canadense David Cronemberg (A Mosca), cujos trabalhos são reconhecidas influências da diretora Julia Ducournau.
Titane ainda não tem data de estreia prevista no Brasil.
Veja a seguir os vencedores dos principais prêmios do Festival de Cannes 2021:
- Palma de Ouro: Titane (França)
- Grande Prêmio: Ghahreman (Irã), Hytii nº 6 (Finlândia)
- Prêmio do Júri: Memoria (Tailândia e Colômbia), Ha'Berech (Israel)
- Melhor Diretor: Leos Carax (por Annete - EUA)
- Melhor Ator: Caleb Landry Jones (por Nitram - Austrália)
- Melhor Atriz: Renate Reinsve (por Versden Verste Menneske - Noruega)
- Melhor Roteiro: Hamagushi Ryusuke e Takamasa Oe (por Drive My Car - Japão)
Veja aqui o trailer oficial de Titane (legendado - HD):
#PanoramaDoCinema
#ForaBolsonaro
#BolsonaroGenocida
Nenhum comentário:
Postar um comentário