quarta-feira, 9 de março de 2016

Dica de Leitura | Eu Sou Spock



Panorama do Cinema vem com mais uma novidade: trata-se da nossa Dica de Leitura, na qual indicamos livros, revistas ou artigos sobre cinema. E a nossa primeira dica vai para a autobiografia do saudoso ator Leonard Nimoy (1931-2015), da saga Jornada nas Estrelas/Star Trek (que, em 2016, completa seu 50º aniversário) na qual ele fazia questão de afirmar: Eu Sou Spock.


Após o fim da série clássica de Jornada nas Estrelas em 1969, Nimoy continuou trabalhando em outros filmes e séries (com destaque para Missão: Impossível), além do teatro, e foi durante esse período que a série clássica começou a ser reprisada nas redes de TVs estadunidenses tornando-se o fenômeno que todos conhecem.
Ao contrário do que muitos Trekkies (fãs de Jornada nas Estrelas/Star Trek) pensam, Eu Sou Spock não foi o primeiro livro de memórias do ator. Em 1975, Leonard Nimoy lançou sua primeira autobiografia que se chamava... Eu Não Sou Spock. O livro, além das memórias em si, trazia divertidos diálogos entre “criador” e “criatura”, e Leonard Nimoy ainda se dava ao luxo de fazer um jogo de palavras:
“Eu não sou Spock.
Então por que viro a cabeça na rua quando alguém me chama por esse nome? Por que fico perturbado quando alguém pergunta: ‘O que aconteceu com suas orelhas?’
Eu não sou Spock.
Então por que sinto uma sensação maravilhosa quando ouço ou leio um elogio em relação ao vulcano?
SPOCK PARA PRESIDENTE é a inscrição de um adesivo colado no carro que vejo à minha frente. Fico inchado de orgulho e sorrio. Eu não sou Spock.
Mas se eu não sou, quem é? E se não sou Spock, então quem sou eu?”.
Legal, não é? Porém, aconteceu algo inusitado: pessoas que leram o livro apenas por cima – ou simplesmente não leram – começaram a dizer que o ator rejeitava o personagem que interpretava. Como pudemos ver acima, isso não era verdade. Leonard Nimoy chegou a se arrepender e a dizer que foi uma besteira escrever o livro. Somente 20 anos depois, teve coragem de tentar novamente, e a espera valeu a pena.
Lançado em 1995, Eu Sou Spock começa contando a história de Leonard Nimoy durante a sua infância pobre durante o período da Grande Depressão Econômica ocorrida nos EUA naquela época (bastante semelhante à crise que o Brasil vive atualmente). Porém, como o autor já havia se referido a esse período em seu primeiro livro, sabiamente não se estendeu muito sobre esse assunto. Após falar também de modo breve sobre sua estreia no cinema no modesto filme Kid Monk Baroni (1952) e de outros trabalhos no cinema e na TV, Nimoy vai direto ao assunto pelo qual todos esperam: a série clássica da TV Jornada nas Estrelas.
Com uma simplicidade maravilhosa, Nimoy leva ao leitor para dentro do universo interior de Jornada nas Estrelas: a origem do seriado; como Spock foi criado, o que inclui as orelhas pontudas, a famosa saudação de Spock - que foi inspirada em um ritual judaico – e outras “vulcanices”. E como não poderia deixar de ser, Nimoy fala de sua amizade com o elenco da série, dentre eles com Deforest Kelley (“um cavalheiro gentil”) e, principalmente, William Shatner (“o mais infame piadista do mundo”).
Sempre mantendo o interesse do leitor, Nimoy fala de sua carreira após o fim da série clássica que, direta ou indiretamente, estava sempre ligada a Spock. Assim como no primeiro livro, “criador” e “criatura” também dialogam neste de uma forma muito divertida.
Nimoy também fala também de modo simples e cativante dos filmes de Jornada nas Estrelas para o cinema (só não inclui os filmes do reboot da saga feitos pelo diretor J.J. Abrams visto que estes apareceram bem depois do lançamento do livro) e dos outros filmes que dirigiu, dentre estes o sucesso Três Solteirões e um Bebê e o polêmico O Preço da Paixão.
Talvez a única parte da qual o leitor não venha a gostar muito seja da viagem que Leonard Nimoy fez à Ucrânia para conhecer os seus parentes de lá. Mesmo o mais fanático Trekkie boceja nessa parte.
Em resumo, Eu Sou Spock é uma leitura ótima e muito agradável indicada tanto para os fãs de Jornada nas Estrelas, de Leonard Nimoy e de cinema, quanto para o público em geral.
Eu Sou Spock foi lançado no Brasil em 1997 pela Editora Mercuryo e, infelizmente, encontra-se esgotado. Mas, ainda é possível encontrá-lo em sebos. Como o preço pode variar de um sebo a outro, é recomendado fazer uma boa pesquisa antes de comprar.

FICHA TÉCNICA
·         Título: Eu Sou Spock
·         Autor: Nimoy, Leonard
·         Assunto: Biografia
·         Idioma: Português
·         Ano: 1997
·         Editora: Mercuryo
·         Edição: 1
·         Nº de páginas: 288
·         Status: esgotado
·         Preço: variável (sebos)

COTAÇÃO
Ótimo.

Veja aqui o trailer oficial do filme Jornada nas Estrelas IV: A Volta Para Casa, dirigido e estrelado por Leonard Nimoy (original em inglês - HD):


Publicado no LinkedIn em 09/03/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário