terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Cuba realizará seu filme mais ambicioso


Desde o triunfo da Revolução Socialista liderada por Fidel Castro (1926-2016), em 1959, o cinema de Cuba vem se destacando com filmes de qualidade, dentre os quais podemos destacar Memórias do Subdesenvolvimento (1968), Morango e Chocolate (1993) e Papá: Hemingway em Cuba (2015), a primeira produção de Hollywood realizada na Ilha Comunista em muitos anos (veja a matéria aqui). 

O cineasta e documentarista cubano Rigoberto López (de Roble de Olor), em entrevista ao canal de notícias Telesur, disse que, neste mês de fevereiro, começarão as filmagens de uma produção do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC), para a qual foi convidado a dirigir, e que chamará El Mayor.

El Mayor será a história de um militar cubano chamado Ignacio Agramonte y Loináz (1841-1873), mais conhecido como El Mayor General Ignacio Agramonte ("El Mayor" é um título honorífico), brilhante estrategista e herói da Guerra dos Dez Anos, na qual Cuba lutou pela sua independência contra a Espanha. 

O filme contará a história de Agramonte desde a sua infância até sua morte, em uma emboscada, com apenas 32 anos de idade incompletos. Segundo López, "Apenas serão ficcionados alguns elementos da história, que não alterarão a realidade".

López contou que El Mayor "É uma iniciativa que surgiu há muitos anos e que foi proposta pelo [então] General de Exército Raúl Castro". E acrescentou que o filme terá um duração de cerca de duas horas e as filmagens levarão por volta de quatro meses. E garante: "Este é o projeto cinematográfico mais ambicioso dos últimos 30 anos em Cuba".

Rigoberto López é um dos mais destacados profissionais de cinema em Cuba na atualidade. Seu filme mais recente chama-se Vuelos Prohibidos (Voos Proibidos, em espanhol), lançado em 2015, que conta a história de amor entre um cubano e uma francesa e que foi bem recebido pela crítica. 

Enquanto El Mayor não chega, vamos curtir o trailer de Vuelos Prohibidos (original em espanhol):



Publicado no LinkedIn em 08/02/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário