sábado, 16 de junho de 2018

Copa do Mundo de 2018 | Seleção da Islândia tem um goleiro de cinema!



Islândia é uma ilha-nação localizada no norte da Europa conhecida principalmente por seu clima muito frio, pela crise econômica-financeira ocorrida em 2008 causada pelos bancos que levou à prisão vários "graúdos" locais e pela forte influência feminina na política do país.

Nos últimos anos, a Islândia vem se destacando em outros campos a começar pelo cinema: o filme Rams (veja aqui) conquistou, em 2015, o prêmio Un Certain Regard no prestigioso Festival de Cannes. O outro campo, é justamente aquele feito de grama no qual duas equipes compostas de 11 jogadores praticam um esporte que consiste em correr atrás de uma bola. Em outras palavras, o futebol

Em 2016, a Islândia participou pela primeira vez em sua história do Campeonato Europeu de Futebol, mais conhecida como Eurocopa. Os islandeses fizeram bonito na competição. Na primeira fase, empataram em 1x1 contra os tradicionais times da Hungria e de Portugal (que seria o campeão), do megacraque Cristiano Ronaldo, e venceu a Áustria por 2x1. Nas oitavas-de-final, venceram a poderosa Inglaterra, também por 2x1. A equipe viking cairia nas quartas-de-final diante da anfitriã, a França, mas caiu em pé e fez história.

E os "Vikings do futebol" continuam a fazer história! Primeiro, conquistaram uma inédita vaga para disputar a Copa do Mundo de 2018, que tem lugar na Rússia. E já em sua partida inaugural na competição, fizeram a sua primeira "vítima", a Argentina, seleção de outro megacraque futebolista, Lione Messi.

A Argentina saiu na frente com um gol de Sergio "Kun" Aguero. A Islândia empatou com Alfred Finnbogason. Os islandeses endureciam a partida para os "Hermanos" até que, aos 19 minutos do segundo tempo, Messi sofre falta dentro da área. Pênalti indiscutível. O próprio Messi cobrou e o goleiro islandês, Hannes Thór Halldórsson defendeu! Resultado final: 1x1 e a história continua a ser feita!

Ao terminar a partida, todos, naturalmente, queriam saber mais sobre o goleiro de 34 anos que defendeu o pênalti daquele que é considerado o maior jogador do mundo ao lado de Cristiano Ronaldo. E ficaram de queixo caído quando souberam que, além de ser futebolista profissional, Hannes Thór Halldórsson é também... Cineasta!

Aos 14 anos, como todos os jovens de sua idade, Hannes Thór Halldórsson sonhava em ser jogador de futebol, mas um acidente de snowboarding deslocou seu ombro e, toda vez que treinava, sentia muitas dores, tendo que, mais tarde, fazer uma cirurgia. Nessa mesma época já fazia curta-metragens, outra paixão.

Incentivado pelo pai, Hannes Thór Halldórsson voltou a tentar a carreira de goleiro e, muitos altos e baixos depois, chegou à situação que conhecemos hoje. Porém, a paixão pela direção de filmes não foi abandonada. Em 2012, dirigiu um vídeo musical chamado Never Forget (literalmente "Nunca esqueça") da dupla Greta Salome & Jonsi, que foi o representante da Islândia no Festival Eurovisão da Canção daquele ano.

Hannes Thór Halldórson também dirigiu um vídeo da banda feminina Nylon, uma série de TV chamada Nossos Jogadores, na qual mostrava islandeses importantes que ganham a vida no mundo da bola; e, a pedido de uma companhia multinacional de refrigerantes, um comercial a ser exibido durante a Copa deste ano. 

Desde 2013, trabalha em um filme de longa-metragem. Ele não dá muitos detalhes, mas diz que é um "thriller sobrenatural que acontece em algum lugar da Islândia" e garante que "não é um filme de zumbis".

Hannes Thór Halldórsson ainda vai dar muito o que falar, dentro e fora dos campos de futebol. Panorama do Cinema faz uma sugestão ao goleiro-cineasta (ou cineasta-goleiro): Que tal fazer um filme sobre a saga da Islândia na Copa do Mundo de 2018, mostrando a sua defesa no pênalti batido por Lionel Messi?


Veja aqui os gols e melhores momentos da partida Argentina x Islândia, com destaque para a defesa de Hannes Thór Halldórsson no pênalti cobrado por Lionel Messi, no vídeo oficial da FIFA (em inglês - HD):



Veja aqui o vídeo da canção Never Forget, dirigido por Hannes Thór Halldórsson e interpretado pela dupla Greta Salome & Jonsi, que foram os candidatos do Festival Eurovisão da Canção (em inglês - HD):


Publicado no LinkedIn em 16/06/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário