sábado, 4 de novembro de 2017

Homenagem | Laika, a valente cadelinha cosmonauta


Neste último dia 3 de novembro, foi celebrado em todo o mundo os 60 anos da viagem do primeiro ser vivo do planeta Terra no espaço. E se por acaso pensou em um cosmonauta como o soviético Yuri Gagarin, você está meio certo. Essa pioneira tinha em comum com Gagarin a nacionalidade: também era da então União Soviética (URSS). Trata-se da cadela Laika, que fez o primeiro voo orbital tripulado a bordo do satélite Sputnik 2.

Em 1957, a URSS tinha lançado com sucesso o primeiro satélite artificial da história a orbitar nosso planeta, o Sputnik 1. Entusiasmado com esse sucesso, o líder soviético Nikita Khrushchev ordenou que se lançasse um novo satélite - o Sputnik 2 - mas, dessa vez levando um ser vivo a bordo. Esse voo deveria coincidir com o aniversário da Revolução Russa para comemorar de modo espetacular essa data. A Corrida Espacial entre URSS e EUA tinha acabado de começar.

Os cientistas do programa espacial soviético já há algum vinham fazendo testes com animais em voos sub-orbitais no qual eram utilizados, em sua maior parte, cachorros que andavam soltos e abandonados pelas ruas e que foram levados para o programa. Laika era um desses cachorros e tinha cerca de três anos de idade quando foi levada.

O lançamento deu-se no dia 3 de novembro. Os cientistas monitoravam os sinais vitais de Laika por telemetria. Ao alcançar a órbita, a ponta do foguete desprendeu-se com sucesso, mas outra seção da nave não e isso fez com que a temperatura interna do Sputnik 2 aumentasse muito. Esse aumento de temperatura somado ao estresse que Laika vinha sofrendo desde a o início da missão terminaram por serem fatais. Laika morreu entre cinco e sete horas após a decolagem.

A tragédia da cadelinha cosmonauta soviética comoveu o mundo inteiro, gerou protestos de associações de proteção aos animais, o que fez as agências espaciais soviética e estadunidense não enviassem mais animais ao espaço sem garantir que estes voltassem em segurança. Laika foi homenageada em toda a União Soviética e em outros países. Na atual Rússia, há vários monumentos em sua memória.

Panorama do Cinema não poderia deixar passar este momento em branco e faz uma singela homenagem a essa corajosa cachorrinha que, com seu sacrifício, auxiliou, e muito, as viagens e estudos pelo espaço. Abaixo vocês verão o vídeo de uma comovente animação japonesa de 2010 baseada na história de Laika.

Veja o vídeo da animação Laika (legendas em inglês - HD):


Publicado no LinkedIn em 04/11/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário